sábado, 18 de maio de 2013

Emenda amplia os direitos trabalhistas das empregadas domésticas




A Proposta de emenda à Constituição (PEC) foi aprovada no dia 26 de março do ano em curso pelo presidente do Congresso Nacional, Renan Calheiros. A emenda constitucional ainda está sendo aprimorada, porém desde já garante por lei todos os direitos que foram aprovados. A lei de n° 5.859 de 11 de dezembro de 1972 estabelece que empregados domésticos tenham direitos constitucionais e que também consta como trabalho formal. O trabalho doméstico deixa de ser um trabalho informal que era sem benefícios regulamentados e estabelecidos, de acordo com a OIT - Organização Internacional do Trabalho.
Não podemos nos esquecer de que esta lei para ser elaborada deveriam ter analisado todo o contexto, histórico, social e econômico do país antes de ser implantado o que implica na queda da contratação por falta de recursos financeiros dos patrões, porém esta lei deve sim ser posta em prática, jamais com o propósito de passar os deveres estaduais para os patrões, visto que alguns benefícios não há condições de serem cumpridos. Portanto, considerar empregadas domésticas um trabalho CLT é um avanço social.
Abaixo, vocês verão uma síntese dos direitos garantidos pelos trabalhadores domésticos num vídeo produzido pelos alunos de História do Colégio Estadual Bartolomeu de Gusmão. Confira:






TEMA: TRABALHO INFORMAL: PEC das domésticas
Turno: Matutino 
Série: 3° ano 
Turma: F
Componentes do grupo:
Ícaro Amancio
Gabrielle Rebeca
Iuri Santiago
Jéssica
Ingrid Silva
Liliane Santos


Nenhum comentário:

Postar um comentário