segunda-feira, 20 de maio de 2013

Corrupção


CORRUPÇÃO

Corrupção vem do latim corruptus, que significa quebrado em pedaços. O verbo corromper significa “tornar pútrido”.
A corrupção pode ser definida como utilização do poder ou autoridade para conseguir obter vantagens e fazer uso do dinheiro público para o seu próprio interesse, de um integrante da família ou amigo.


TIPOS DE CRIME DE CORRUPÇÃO


Os tipos mais comuns de corrupção são:

  • Suborno ou Propina
  • Nepotismo
  • Extorsão
  • Tráfico de influência
  • Utilização de informação governamental privilegiada para fins pessoais ou de pessoas amigas ou parentes
  • Compra e venda de sentenças judiciárias
  • Recebimento de presentes ou de serviços de alto valor por autoridades

Presentes de alto valor também são considerados uma forma de suborno.



CAUSAS



O nível de corrupção varia de um país para outro. Entre os fatores que contribuem para essa realidade estão políticas governamentais, programas concebidos e administrados insatisfatoriamente, instituições deficientes, mecanismos inadequados de controle e avaliação, baixa organização da sociedade civil, sistema de justiça criminal fraco, remuneração inadequada de servidores públicos e falta de responsabilidade e transparência.



Estudos empíricos mostram que as principais conseqüências da corrupção são o aprofundamento da miséria, da injustiça social e de desempenhos medíocres nos índices de crescimento e desenvolvimento econômico e social.

as conseqüências da corrupção ultrapassam os limites da moral e da ética e atingem, perversamente, a vida de seres humanos.


COMO ACABAR COM A CORRUPÇÃO

Exatamente porque há um fator moral – e portanto pessoal – que possibilita a corrupção, é impossível extingui-la da política. Mas dá para diminuir o problema. 3 fatores formam a base de sustentação de uma política honesta: educação (leva tempo, mas garante resultados duradouros), participação popular e Estado atuante.

·        A corrupção começa antes de o candidato se eleger. Campanhas realizadas com dinheiro sonegado alimentam a sujeira.

·        Uma forma de acabar com isso é Limitando os gastos dos candidatos e usar financiamento público de campanhas, ou Incentivo a doações legais podem ser a solução, por exemplo.

·        Usar o Código Penal para todos – candidatos ou não. No Brasil, crimes eleitorais são julgados por tribunais especiais (que julgam apenas questões eleitorais). A distinção leva à corrupção.

·        Instituir o rito sumário (que diminui a possibilidade de recursos) para processos de desvio de dinheiro público.

·        Quando a sociedade toda pode acompanhar as compras do poder público, o risco de fraude é menor. Um jeito de garantir essa transparência é instituir licitações eletrônicas. Tudo às claras.

·        Punição para os envolvidos com a corrupção. Já que impunidade parlamentar e as diversas possibilidades de recursos permitem que mesmo os corruptos escapem das punições.





A redução de 10% no nível de corrupção poderia aumentar em 50% a renda per capita do brasileiro, num período de 25 anos.


LISTA DE ESCÂNDALOS POLÍTICOS NO BRASIL

Para ver uma lista de escândalos políticos no Brasil clique aqui.




Referências bibliográficas:
http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/o-que-corrupcao.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Corrup%C3%A7%C3%A3o_pol%C3%ADtica
http://www.unodc.org/brazil/pt/programasglobais_corrupcao_causa.html
http://praiadexangrila.com.br/corrupcao-causas-e-consequencias/
http://super.abril.com.br/cotidiano/como-acabar-corrupcao-445892.shtml


Estudantes:
Beatriz
Danise
Aline
Fabrício
David
Série: 3°ano
Turma: G

Nenhum comentário:

Postar um comentário